Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 15 de Junho de 2016, 13:13 - A | A

Quarta-feira, 15 de Junho de 2016, 13h:13 - A | A

Crescimento

MS recebe liberação para exportações de carne bovina da fronteira

Mato Grosso do Sul é o quinto maior detentor de rebanho bovino do Brasil

Edyelk dos Santos
Capital News

Mato Grosso do Sul teve sua área total autorizada para exportar carne bovina in natura para os países do bloco econômico conforme ampliação registrada pela União Européia, segundo divulgação feita pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento na manhã desta quarta-feira (14).

Divulgação/Assessoria

rebanho

700 mil animais serão identificados até o final dos trabalhos


A ampliação foi possível por conta do cumprimento de compromissos assumidos no ano anterior pelo Governo de Mato Grosso do Sul com o Mapa e pela parceria mantida com os produtores conforme secretaria de Produção e Agricultura Familiar. Além disso era exigência que houvesse conclusão e manutenção do trabalho de identificação individual dos animais nos 13 municípios que compõem a região de fronteira, a continuidade das atividades de vigilância e a intensificação dos trabalhos nos postos de identificação fixos e móveis.

Dentre as identificações a principal é a individual, que permite controlar a origem, o estoque, o trânsito dos animais e a vacinação, sendo a que mais avançou. Dos 13 municípios onze já finalizaram o trabalho, superando as expectativas, já que o prazo final para a conclusão seria em setembro. Agora as equipes estão trabalhando em Porto Murtinho, o ultimo município a ser identificado será Bela Vista, encerrando o trabalho com 700 mil animais identificados.

Mato Grosso do Sul tem um significativo incremento na economia com a liberação deste mercado, por ser o quinto maior detentor de rebanho bovino do Brasil, o que pode resultar em uma liberação de exportações para o Chile.
 
A área autorizada pela UE compreende os municípios de Corumbá e Ladário, bem como a região localizada a 15 quilômetros das fronteiras externas nos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

A União Européia é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS