Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 09 de Setembro de 2020, 18:43 - A | A

Quarta-feira, 09 de Setembro de 2020, 18h:43 - A | A

Colheita

Na próxima semana MS deve concluir colheita de milho

Tempo seco e quente acelera a colheita

Laryssa Maier
Capital News

Edemir Rodrigues/ MSGOV

Mato Grosso do Sul alcança terceira melhor economia do país

..

A elevação da temperatura, aliada à baixa umidade e ausência de chuvas, fez acelerar a colheita do milho nas regiões em que a cultura foi plantada mais tarde e ainda não havia sido retirada. Com isso, os trabalhos no campo ganharam intensidade na última semana e a safra do milho 2019/2020 se aproxima do final, sendo mantida a projeção de uma produção geral de 8,65 milhões de tonelada com produtividade média de 76 sacas por hectare.

 

Os dados constam no boletim técnico desta semana do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), projeto implantado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com a Famasul e Aprosoja. O SIGA/MS reúne todas as informações do andamento da safra, cruzando com dados meteorológicos, do mercado financeiro e projeções técnicas para orientar o produtor rural.

 

Estima-se que as últimas áreas com milho sejam colhidas até dia 18 de setembro. “Essa semana demos um salto na colheita porque esquentou à noite, o milho perdeu umidade e se consegue dar marcha no trabalho. Na região Sul, que estava com esse problema da temperatura, tivemos uma correria grande de seis, sete dias em que foi possível entrar mais cedo na lavoura e sair mais tarde”, avalia o presidente da Aprosoja, André Dobashi.

 

De acordo com assessoria, a área plantada com milho em Mato Grosso do Sul está confirmada em 1,895 milhão de hectares, com uma redução de 12,79% quando comparada com a área da safra 2018/2019, que foi 2,173 milhões de hectares. A produtividade continua estimada em 76 sc/ha, gerando a projeção de uma produção de 8,650 milhões de 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS