Um acordo de cooperação técnica entre o governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Agricultura vai agilizar a análise do CAR (Cadastro Ambiental Rural) de 75.379 propriedades rurais. A medida foi assegurada, pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, da Semagro, após assinatura da adesão oficial do Estado ao AnalisaCAR. Segundo o secretário a parceria trará mais segurança jurídica aos proprietários e assegura a preservação do meio ambiente.
Ele explicou o que AnalisaCAR é a ferramenta fundamental para finalizar o processo de análise do CAR. Em Mato Grosso do Sul, 75.370 propriedades efetuaram a inscrição do CAR no sistema desenvolvido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). De acordo com a assessoria, destas 50.636 inscrições são de propriedades com até 4 módulos rurais; 13.445, são de propriedades entre 4 e 15 módulos e 11.298 inscritos são de propriedades com área acima de 15 módulos rurais.
O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.