Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2012, 07:30 - A | A

Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2012, 07h:30 - A | A

Pecuária é setor com potencial para emprego verde

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Dados divulgados do estudo Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontaram que a pecuária é o setor com o maior potencial para empregos verdes, tanto do ponto de vista ocupacional (o tipo de atividade dos trabalhadores) quanto do setorial (relativo ao que é produzido pelo setor).

Segundo os dados, mais de 85% dos postos nessa área têm a possibilidade de minimizar os impactos no meio ambiente de alguma forma, o que corresponde a cerca de 432 mil empregos, dos mais de 504 mil empregos totais no setor.

Os empregos verdes são aqueles em que seu trabalho contribui para preservação ou recuperação do meio ambiente, com atividades ligadas à proteção de ecossistemas e da biodiversidade com a redução do consumo de energia, de materiais e de água por meio de estratégias de eficiência. Esta definição é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O Ipea identificou que as áreas em que há maior possibilidade de geração de empregos verdes são as relacionadas à agricultura ou a algum tipo de atividade no meio rural, como lavouras permanentes, temporárias e a floricultura – todos grupos citados no estudo.

No Brasil, há cerca de 3 milhões de empregos verdes, 6,6% do total de postos formais, segundo o Departamento de Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segundo o Ipea, a organização internacional estima que esses trabalhos cresçam mais rapidamente do que os demais no mercado brasileiro. A oferta dos postos aumentou 26,7% nos últimos cinco anos, contra alta de 25,3% em outros setores. Mais informações em: www.ipea.gov.br.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS