A Assembleia de Credores do Frigoestrela teve adiada sua data. Através de uma ação do Fórum da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a reunião entre pecuaristas credores e representantes dos frigoríficos mudou do dia 13 para o dia 20 de novembro. O presidente da Comissão, Antenor Nogueira, apontou a necessidade da mudança da data para conseguir reunir mais pecuaristas para se fazer representar na assembléia.
“O sucesso que obtivemos com a negociação com o Independência foi graças a união dos pecuaristas”, comentou o presidente, que solicitou que os pecuaristas credores entrem em contato com as Federações de Agricultura de seus estados. A discussão deve acontecer no município Estrela do Oeste, município de São Paulo, onde o estabelecimento tinha sua principal base.
A empresa deve cerca de R$ 300 milhões, sendo R$ 85 milhões para pecuaristas e fornecedores. Por lei, estes são os chamados quirografários, últimos credores da lista de pagamento do processo de recuperação. Além de Mato Grosso do Sul, onde o frigorífico tinha instalações em Paranaíba, produtores de Goiás, interior de São Paulo e do Paraná também foram prejudicados com o fechamento. Estima-se que 615 pecuaristas tenham a receber do Estrela. Em Mato Grosso do Sul, a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) solicita que os pecuaristas entrem em contato através do telefone (67) 3320-9700 para levantar os prejuízos no Estado.
Por Alessandro Perin (www.capitalnews.com.br)