Divulgação/ Aprosoja/MS
Em muitas regiões do PR e do MS, a semeadura da safra de verão (soja) atrasou por questões climáticas
Semeadura da safra de verão de soja atrasou para pequenos e médios pecuaristas do sul do Mato Grosso do Sul e do Paraná neste início de ano. Questões climáticas são os principais fatores que contribuíram para a demora na colheita.
O atraso encurtou a janela de plantio do milho segunda-safra, parte dele usado pelos produtores para produção de silagem ou uso in natura (picado) nos cochos.
Pequenos e médios pecuaristas das regiões aproveitaram o Show Rural Coopavel, que aconteceu em Cascavel, no Paraná. Com o objetivo de buscar alternativas de produção de volumoso barato para suprir a demanda dos animais no próximo período seco, entre maio a setembro.
Boa parte dos produtores ainda está pensando duas vezes antes de derrubar a planta toda para dar de comer aos bovinos, com intenção de vender os grãos. A saca de 60 kg, que valia R$ 30,50 em 03 de outubro do ano passado, foi comercializada a R$ 40,00 no dia 03 de fevereiro na região de Cascavel (cotações Coopavel). Uma valorização de 31% em quatro meses.