Campo Grande 00:00:00 Sábado, 18 de Janeiro de 2025


Rural Domingo, 29 de Junho de 2014, 07:11 - A | A

Domingo, 29 de Junho de 2014, 07h:11 - A | A

Plantio direto e importância da água são assuntos de evento em Bonito

Alessandra Marimon (Especial para o Capital News - www.capitalnews.com.br)

O presidente executivo da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), Alysson Paolinelli, irá ministrar uma palestra no 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha, em Bonito, Mato Grosso do Sul. O tema deste ano será "Sistema Plantio Direto, produzindo água e alimentando o mundo”. As informações são da Famasul.

Conforme o especialista, que já atuou como Ministro da Agricultura na década de 1970, há perspectivas para o crescimento do setor agrícola, principalmente por conta do aumento da renda da população, mas é preciso reformulação e planejamento nas políticas públicas.

"A cada 20% no aumento de renda, dobra o consumo de proteínas nobres. Essa proporção deve continuar”, ressalta. Outro ponto positivo, segundo Paolinelli, é a contrapartida que o agronegócio tem gerado para a economia nacional. "A produtividade aumentou muito e a nossa agricultura passou a ser mais valorizada e reconhecida pela sustentabilidade empregada no campo”, destaca.

No entanto, o ex-ministro reafirma que a falta de planejamento estratégico é um dos principais gargalos que impedem um crescimento ainda maior. Além disso, ele ressalta a necessidade de que os produtores aprendam a trabalhar com seguro rural. Na Europa, EUA e Japão, os agricultores são subsidiados com um seguro rural que dá garantia em sua atividade. Paolinelli avalia que no Brasil é importante que o governo, indústria e produtores se unam para solucionar essa deficiência. A infraestrutura logística também é mais uma dificuldade encontrada pelo setor. “Os portos ainda continuam incapacitados e custos são altos”, lembra.

Para manter um nível de competitividade ainda maior, Paolinelli enfatiza que é preciso dar continuidade nos investimentos em conhecimento tecnológico. “O Brasil é o único país no mundo que detém a tecnologia da agricultura tropical”, afirma, citando a integração lavoura-pecuária como instrumento capaz de aumentar a rentabilidade do produtor, valorizar a propriedade e reduzir custos de produção agrícola e pecuária.

Sobre o encontro

O 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha é uma realização da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), em parceria com a Fundação MS, Sistema Famasul e Embrapa Agropecuária Oeste, e conta com apoio do Sistema OCB-MS, Aprosoja MS, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unigran, Grupo Plantio na Palha (GPP) e outras instituições. 

O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito (MS). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da Febrapdp o www.febrapdp.org.br.

O encontro é bianual e acontece sempre em uma região produtora em destaque no Brasil. A programação contará com painéis com temas voltados à técnica do plantio e seus benefícios, bem como palestras e debates sobre fitossanidade, manejo adequado do solo, entre outros assuntos. O plantio direto na cana-de-açúcar também será discutido, tendo em vista a crescente produção sucroenergética no Estado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS