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Rural Segunda-feira, 25 de Abril de 2022, 10:53 - A | A

Segunda-feira, 25 de Abril de 2022, 10h:53 - A | A

Oferta

Preço médio do frango no atacado cresce 24% no primeiro trimestre

Valor saiu de R$7,18 para R$8,94 no comparativo do primeiro trimestre de 2021 e 2022

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Famasul

Aves

Setor aumentou exportação nos últimos meses

O primeiro trimestre foi de aumento do preço do frango abatido comercializado no Mato Grosso do Sul provocado pelo aumento da exportação do produto. De acordo com dados da Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS), o valor saiu de R$7,18 no mesmo período do ano anterior para R$8,94 em 2022, um aumento de 24,51%. 

 

A pressão nos preços é reflexo direto da lei da oferta e procura, segundo a analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira. “Se por um lado o abate aumentou 3% em 2022, as exportações do estado cresceram 8,93% de um ano para o outro ajudando na absorção do aumento da oferta”. Segundo ela, a produção de frango de corte tem ciclo mais curto, o que possibilita se adequar à demanda para evitar oferta excessiva e minimizar a pressão.  

 

Esse escoamento foi potencializado com o aumento de 8,6% dos embarques do Brasil para o exterior. O bom desempenho das exportações brasileiras de carne de frango deverá seguir em 2022. A estimativa do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é que cresça 6,36% em relação aos embarques de 2021. Os três maiores compradores da proteína de Mato Grosso do Sul são: China, respondendo por 19% da receita; Japão com 16,8%; e Emirados Árabes Unidos com 15,16%.

 

Custos ao produtor - “O cenário de maior preço do frango no atacado, maior liquidez e maior receita para as indústrias com vendas para o exterior, não reflete diretamente em maior rentabilidade para o produtor, tendo em vista o aumento expressivo nos custos de produção”, enfatiza Eliamar.

 

Os avicultores gastaram, em média, 41% a mais com energia elétrica entre 2021 e 2022. O aumento significativo foi resultado do maior valor da tarifa, da aplicação da bandeira vermelha por longo período e do pagamento de escassez hídrica. Em contrapartida, o aumento do consumo teve um acréscimo de apenas 8% neste período. Esse insumo representa 30% dos gastos na produção, resultando em maior impacto para o produtor rural.

 

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