Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Sexta-feira, 10 de Julho de 2009, 17:05 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2009, 17h:05 - A | A

Prefeito de Iguatemi se reúne com ministro da Integração em Brasília

Redação Capital News (AP) (www.capitalnews.com.br)

O Presidente do sindicato rural de Iguatemi, Márcio Margatto, esteve em Brasília na última quarta-feira (8), em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, em Brasília.A comitiva sul matogrossense formada ainda pelo presidente da Famasul, Ademar Silva Junior, os prefeitos de Dourados, Ari Artuzi, de Sidrolândia, Daltro Fiuza, de Maracaju, Celso Vargas, de Deodápolis, Manézinho, de Vicentina, Aral Moreira, Sete Quedas e Douradina, entre outros presidentes de sindicatos rurais, pediu a liberação de recursos para aquisição de equipamentos ao pequeno produtor, para abertura e pavimentação de estradas e obras de infra-estrutura, como esgoto, drenagem, combate a erosão e contenção de enchentes.

O ministro disse que só poderá analisar os pedidos mediante entrega de projetos, que deverão ser elaborados pelo Governo do Estado, de tal forma que todos os municípios atingidos pela estiagem sejam beneficiados. Relatório produzido pela Famasul e entregue ao ministro mostra que a estiagem prolongada afetou a produção de pelo menos três culturas em Mato Grosso do Sul, gerando prejuízos estimados em R$ 461,5 milhões na safra 2008-2009. De acordo com os dados, a produção do milho 2ª safra teve redução de 34% em relação à colheita anterior, a soja caiu 20% e algodão, 8%. No documento, a Famasul explica também que a estiagem nos meses de março e abril, principalmente, deverá comprometer cerca de 1,6 milhão de hectares em pastagem. “Em situação de normalidade, a degradação é estimada em cerca de 500 mil há”, diz o relatório.

Moka sustentou que a situação dos municípios sul-mato-grossenses é semelhante a dos Estados do Nordeste atingidos nos últimos meses pelas enchentes. “Os fenômenos foram diferentes, porém de igual gravidade, uma vez que a estiagem provocou queda na produção agrícola, afetando o bolso do produtor e o caixa dos municípios”, justificou.O presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, que esteve na reunião inclusive representando o Prefeito José Roberto Arcoverde, disse que o encontro foi produtivo e o grupo teve do Ministro posição concreta sobre as próximas ações que devem ser tomadas “O Ministro pediu aos sindicatos e prefeituras que elaborem os projetos para que os recursos sejam enviados aos municípios que sofreram com a estiagem”. Comentou.

Marcio lembrou ainda que em Iguatemi a administração ainda enfrenta outros problemas: “O período de abate do gado atrasou em virtude da falta de pastagens e a produção leiteira que era de 40 mil litros/dia teve queda no período da seca de mais de 30%.” Ele destacou a importância de que as prefeituras e sindicatos continuem unidos para que sejam fortalecidas as suas reivindicações e atendidas mais brevemente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS