O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel, participa nesta quinta-feira (08/09) do XIX Congresso Brasileiro de Economia, que está sendo realizado em Bonito (MS). No painel ‘Agronegócio, Agricultura Familiar e a Heterogeneidade Estrutural do Setor Agrícola Brasileiro’, Riedel vai traçar um panorama sobre a importância do agronegócio para a economia nacional.
Na exposição, o dirigente vai enfatizar junto aos economistas e evolução do Produto Interno Bruto do setor e contextualizar a relevância da produção agrícola e pecuária brasileira em âmbito mundial. O agribusiness representou no ano passado 21,23% do PIB nacional e foi responsável por 37,9% da pauta de exportações brasileiras.
A movimentação em torno da produção agrícola forma uma cadeia compreendida por vários elos, embora o senso comum ainda ligue as atividades do campo somente ao setor primário. O agribusiness envolve processos antes da porteira, relacionados aos insumos, bens de produção e serviços para a agropecuária; dentro da fazenda, na produção propriamente dita, e depois da porteira, englobando atividades de processamento agroindustrial e distribuição.
A explanação de Eduardo Riedel acontece às 14h desta quinta-feira. O XIX Congresso Brasileiro de Economia começou na quarta-feira (07) e vai até amanhã (09) no Centro de Convenções de Bonito (MS).