A apresentação de produtos derivados do arroz, além da reunião de exportadores brasileiros e importadores de diversos países. Estas são algumas das atividades que vão ocorrer durante a Exposição Internacional do Arroz – a Expoarroz 2009. Produtores e representantes rurais de Mato Grosso do Sul participam do evento, por meio de uma caravana organizada pela Famasul em parceria com o Sebrae/MS e o Senar/MS.
O evento, que ocorre entre os dias 6 e 10 de maio, vai reunir produtores de diversos estados brasileiros, que também seguem em caravanas até a cidade gaúcha de Pelotas. Participam ainda, pesquisadores, fornecedores de insumos, supermercadistas e demais envolvidos do setor. No local haverá a realização de negócios e a discussão sobre o presente e o futuro da orizinicultura em nível mundial.
Para o gerente de agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, a participação de Mato Grosso do Sul na feira proporciona maior aproximação com produtores do Rio Grande do Sul, que é referência nacional no cultivo do arroz e grande centro de fabricação de máquinas e equipamentos para o setor agrícola. “É uma oportunidade de conhecer as inovações, metodologias e informações sobre as tendências da cultura”, diz.
Marcus afirma ainda, que os conhecimentos adquiridos durante o evento permitirão desenvolver as técnicas utilizadas atualmente. “Eles terão contato com novos meios de processamento, cultivo e comercialização do produto e a expectativa é que as novidades possam ser implementadas aqui no Estado”, complementa.
Durante o evento, haverá uma rodada de negócios, que deve ofertar cerca de 200 mil toneladas métricas de arroz brasileiro a importadores do produto.
Serviço - A Expoarroz 2009 acontece de 6 a 10 de maio, no Centro Internacional de Eventos Fenadoce, em Pelotas/RS.