Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025


Rural Terça-feira, 25 de Julho de 2017, 09:56 - A | A

Terça-feira, 25 de Julho de 2017, 09h:56 - A | A

Programa Siga MS triplica monitoramento de lavouras em 8 anos

Investimentos da Aprosoja/MS e Famasul em ferramentas e capacitação contribuíram para o crescimento

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

MS tem safra recorde de 8,5 milhões de toneladas de soja na safra 2016/2017

Investimentos da Aprosoja/MS e Famasul em ferramentas e capacitação contribuíram para o crescimento

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), através do programa Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) acompanharam o desenvolvimento da safra em 97% da área de soja e milho de Mato Grosso do Sul atualmente.

Em 8 anos de investimentos em ferramentas tecnológicas e, principalmente, profissionais especializados para a captação de dados em 55 municípios do Estado todos os dias.

A safra 2009/2010 marcou o início das atividades do projeto Siga MS. Onde, apenas uma equipe tinha a função de realizar o levantamento de UOS (Uso e Ocupação do Solo de Mato Grosso do Sul, além de fazer levantamento de produtividade dos grãos.

De acordo com a engenheira ambiental, Beatriz Paiva, Analista Técnica do Sistema Famasul, “Já na safra 2016/2017, sete técnicos atuam divididos por regiões e, atualmente, realizam, além dos itens supracitados, o levantamento de dados estatísticos de evolução de plantio, desenvolvimento e colheita dos grãos, fazem acompanhamento de armazenagem e levantam informações sobre precipitação pluviométrica, incidência de pragas, plantas daninhas e doenças”, pontua.

Em relação à safra de soja 2011/2012, apenas 13 municípios foram monitorados a partir de uma média de 90 amostras. Apenas 20 municípios eram monitorados pelos técnicos na safra 2012/2013 e, para esse acompanhamento, o mapa do Estado era dividido em duas regiões: centro-norte e sul. Com a ampliação da tecnologia e capacitação, na safra 2016/2017, cerca de 55 municípios puderam ser acompanhados e o Estado está organizado pelo projeto em sete regiões: norte, centro-norte, centro, sul, sudeste, sudoeste e sul-fronteira. Já na safra de soja 2016/2017, o levantamento de produtividade se baseou em dados de 44 municípios usando, para isso, uma média de 700 amostras. Essas amostras são colhidas do início ao final da colheita.

As Circulares Técnicas estão disponíveis em tempo integral e de forma online no site da Aprosoja/MS. Para ter acesso, basta clicar no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb, realizar o cadastro e visualizar os dados disponíveis.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS