Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 10:08 - A | A

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 10h:08 - A | A

Investigação

Quatro bovinos morrem por raiva no Estado

Casos foram confirmados pela Iagro; últimos meses, 45 animais apresentaram sintomas

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Iagro

Bovinos mortos

Nos últimos dias 45 suspeitas de raiva foram identificados

Quatro mortes de bovinos por raiva foram confirmados pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Casos foram identificados em fazendas próximas, sendo três em Costa Rica e um em Chapadão do Sul.

 

Segundo informações da Iagro estes são os primeiros casos de morte por raiva bovina confirmadas na região em 14 anos. Nos últimos meses, 45 animais apresentaram sintomas. 

 

Nas propriedades onde casos de raiva são identificados ou onde venham a ser encontrados abrigos de morcegos, o proprietário não sofre nenhum tipo de sansão.  Equipe da agência trabalham onde houve o foco, conforme estabelece protocolo, procurando por possíveis abrigos do morcego transmissor, conhecido como morcego vampiro, além de orientar produtores sobre cuidados, atualização de vacina e a importância da não manipulação de animais que apresentarem sintomas da doença.

 

Raiva 

A raiva, se transmitida para os humanos, pode levar à morte. Por isso, a recomendação para pecuaristas que suspeitem da doença é procurar um escritório Iagro e que não manipulem o animal, para evitar a transmissão da doença. Também é importante avisar a Iagro sobre possíveis abrigos de morcegos, como cavernas, poços e casas abandonadas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS