O Rally da Pecuária, expedição que percorre as principais regiões de cria, recria, engorda e confinamento de gado do País está em Mato Grosso do Sul.
Na noite de ontem, o rally foi recebido na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) onde houve alestra sobre “Perspectivas para o mercado agropecuário”, realizada na Casa Rural (sede da Famasul e Senar/MS).
No domingo (30), o Rally da Pecuária estará em Dourados, com palestra e jantar no Tatersal do Parque de Exposições, às 19.
A expedição Rally da Pecuária iniciou em 26 de setembro e vai até 11 de novembro de 2011, percorrendo 22 mil quilômetros em nove estados Brasileiros, os quais concentram 75% do rebanho bovino e 85% da produção de carne no País.
O Rally é formado por oito equipes que avaliam as condições da pecuária bovina de corte e a qualidade das pastagens no Brasil.
Entre os objetivos da iniciativa estão a construção de uma base estatística da pecuária no País, o detalhamento de indicadores zootécnicos e a verificação da qualidade das pastagens.
O levantamento qualitativo avalia também a composição do rebanho, a oferta de bezerros para 2012 e 2013, além da disponibilidade de áreas degradadas de pastagens com potencial para a agricultura.
A previsão é de que ao longo da viagem os técnicos analisem mais de mil amostras de pastagens e visitem mais de 100 fazendas.
Os dados colhidos durante o Rally da Pecuária serão processados pelas consultorias Agroconsult e Bigma, realizadoras da iniciativa, e apresentados no dia 29 de novembro, na Fiesp, em São Paulo.
A expedição é patrocinada pelo Banco do Brasil, Dow AgroSciences e Vale/Serrana Nutrição Animal, com apoio do Frigorífico Minerva, John Deere, Mitsubishi Motors, FIESP, Embrapa e INPE.
(Com informações da assessoria de imprensa da Famasul)