Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Rural Segunda-feira, 26 de Maio de 2014, 14:27 - A | A

Segunda-feira, 26 de Maio de 2014, 14h:27 - A | A

Rally da Pecuária está chegando na reta final

Da Redação (MC)

O Rally da Pecuária/ABC já percorreu oito estados e mais de 145 municípios e está chegando à última etapa. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as informações levantadas até o momento são de extrema importância para a pecuária no Brasil.

O Plano ABC está sendo mais divulgado e difundido entre os produtores rurais, que já tem adotado técnicas como o plantio direto e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), a fim de deixar o solo mais fértil e resistente, aumentar a rentabilidade – essas técnicas permitem uma maior quantiade de gado por metro quadrado - e ainda contribui para a diminuição da emissão de gás carbônico no meio ambiente.

O Rally é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa, a Agroconsult e a Caixa Econômica Federal. O objetivo final da pesquisa sobre o Plano ABC é verificar como e com que frequência a linha de crédito do Programa ABC tem sido aplicada pelos produtores nos estados brasileiros pelos quais a expedição passa. Cerca de 120 produtores devem ser entrevistados até o final do Rally.

Segundo informações fornecidas pelo Mapa, o Rally teve início no dia 25 de abril e percorrerá cerca de 40 mil quilômetros e passará por nove estados – Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerias, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia – e aproximadamente 160 municípios. A expedição termina no dia 28 de maio, em Porto Velho (RO).

Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o resultado do Rally será uma ferramenta importante para que o Plano ABC possa ser aperfeiçoado. “Por meio do Plano, já capacitamos quase 20 mil técnicos e produtores rurais e financiamos cerca de R$ 6,55 bilhões por meio do Programa ABC. Agora, vamos ver qual foi a influência de tudo isso na prática”, disse. Os resultados da pesquisa serão apresentados no dia 04 de junho, na Fiesp, em São Paulo.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS