Sexta-feira, 25 de Abril de 2008, 11h:28 -
A
|
A
Reunião técnica debate hoje trabalho na zona de alta vigilância
Mercosul News
Uma reunião técnica internacional reúne hoje no salão de convenções do Hotel Barcelona, em Ponta Porã, autoridades sanitárias e de classe do Brasil e do Paraguai, para divulgar u primeiro balanço dos trabalhos realizados na Zona de Alta Vigilância no Estado de Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura será às 8h.
Deverão participar o superintendente da Secretaria Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul (SFA/MS), Orlando Baez; da secretária de Estado de Produção e Turismo, Tereza Cristina Dias; do presidente da Senacsa do Paraguai, Hugo Corrales Irrazibal; do diretor do Departamento de Saúde Animal, de Brasília, Jamil Gomes de Souza e do presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, entre outros.
A apresentação dos trabalhos realizados na Zona de Alta Vigilância no Estado de Mato Grosso do Sul será feita pela Iagro e pela Sedesa/SFA/MS às 9h. Logo depois haverá pausa para coffee break. Às 10h30min o presidente da Famasul e da Funar (Fundação Nacional de Aprendizagem Rural), Ademar Silva Júnior fala sobre o programa ‘Sanidade sem Fronteiras’.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Ronei Silva Fuchs, às 11h a Senacsa (Secretaria Nacional de Controle Sanitário) do Paraguai apresentará um apanhado das ações que o órgão realizou no vizinho país, no âmbito da ZAV. Um almoço encerra a parte da manhã dos trabalhos.
A discussão conjunta sobre os procedimentos será das 14h às 14h30min, sobre as condutas a serem adotadas em relação aos rebanhos apascentados ou transitando na linha internacional. Das 14h30min às 15h, os técnicos discutirão sobre os animais com brincos brasileiros encontrados no Paraguai e vice-versa.
A fiscalização fluvial conjunta no Rio Paraguai será tema das 15h às 15h30min; o cadastro e normatização dos pontos de embarque fluvial no Rio Paraguai, afluentes e baías; oficialização dos embarques, lacres dos pontos e responsabilidades dos produtores serão assuntos que devem ser abordados das 15h30min às 16h.
Entre 16h15min e 16h30min, os técnicos vão definir a realização conjunta (Iagro e Senacsa) de palestras educativas nas zonas de alta vigilância dos dois países; de 16h30min às 17h, realização de inquérito soro epidemiológico conjunto na ZAV; das 17h às 17h15min, harmonização dos períodos de vacinação contra febre aftosa na ZAV; das 17h15min às 18h, outros assuntos de interesse e às 18h, encerramento.