A mosca do estábulo continua provocando prejuízos incalculáveis aos pecuaristas do Estado e o deputado Ary Rigo (PSDB) ocupou a tribuna para cobrar providências. O parlamentar apresentou fotos dos ferimentos causados no gado para mostrar a gravidade do problema. “O animais estão perdendo meio quilo por dia e as vacas machucas não deixam os bezerros mamar, rejeitando 50% dos filhotes”, calculou o parlamentar.
Os principais focos estão nas usinas de cana-de-açúcar em Vista Alegre, Monte Verde, Angélica e Nova Alvorada e as moscas atacam num raio de 15 quilômetros de extensão. A larva se alimenta da celulose do vinhoto usado para irrigação e a mosca tem se multiplicado nos meses quentes. Ary Rigo alertou ainda, baseado em um estudo, que os insetos se alimentam de 3 a 4 vezes por dia e a produção de leite caiu drasticamente. “Não há combate químico aprovado e os empresários da cana nada têm feito”, avaliou o deputado.
Agora, Ary Rigo espera um direcionamento técnico da Embrapa Gado de Corte sobre o que pode ser feito com o vinhoto para que o Governo do Estado oriente e fiscalize a atividade dos usineiros. A secretária de Produção, em reunião com o parlamentar se mostrou sensível ao problema e disse que o estudo será acatado e a produção de cana disciplinada.(Fonte: Portal ALMS)