Com objetivo de aperfeiçoar a mão-de-obra do setor sucroalcooleiro, o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação do Trabalho (Funtrab), Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) e outros parceiros, realizam amanhã (30) o lançamento do Plano Nacional de Qualificação para o Setor Sucroalcooleiro (Planseq), na cidade de Rio Brilhante.
Na primeira etapa do programa serão oferecidos os cursos de Processo Industriais e de Eletricista Automotivo. A expectativa é de 60 alunos participantes, todos colaboradores da LDC-SEV, Usinas Rio Brilhante e Passa Tempo. Na próxima etapa, a unidade de Maracaju, da LDC-SEV, também será beneficiada.
O termo foi assinado em junho de 2009 por empresários do setor, trabalhadores e o Governo Federal. Segundo Hollanda, já era integralmente praticado nas usinas de MS e continua sendo seguido até hoje nas unidades produtoras do Estado. Em contrapartida, o Governo Federal criou o PlanSeQ Sucroalcooleiro, com o objetivo de profissionalizar cerca de 1800 pessoas em MS.
Segundo informações da Funtrab, a primeira etapa atenderá 897 trabalhadores de 16 municípios. São 13 cursos de qualificação profissional, tais como de operador de máquina, de colheitadeira, tratorista, eletricista, entre outros, executados pelo Instituto de Ensino Afonso Linares Prado (Sealp). (Com informações da assessoria)