Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025


Rural Terça-feira, 07 de Abril de 2015, 07:28 - A | A

Terça-feira, 07 de Abril de 2015, 07h:28 - A | A

Soja

Safra 2014/2015 bate recorde e Mato Grosso do Sul fica é quinto maior produtor de soja do País

Kemila Pellin
Capital News

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) estima que o Estado alcance 6,6 milhões de toneladas do grão ao final da colheita da safra de soja 2014/2015, que deve ser concluída ainda nesta semana. O número é expressivo e muito próximo dos 6,8 milhões de toneladas previstas no início do ciclo. O valor garante safra recorde no Estado e a posição de quinto maior produtor de soja do País.

Divulgação/Famasul

soja 2014/2015

 



A informação divulgada pelo Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio e ferramenta de monitoramento da Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja/MS) foi obtida após acompanhamento em lavouras de soja em 27 municípios, levantando dados quantitativos e qualitativos da safra.
 
Na safra 2012/2013 foram 5,8 milhões de toneladas de soja colhidas e no último ciclo o volume foi de 6 milhões de toneladas. “Historicamente temos alcançado volumes recordes de produção. O crescimento ficará em torno de 10%”, calcula o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito. A área total da soja no Estado corresponde a 2,3 milhões de hectares e se manteve estável, distribuída em 64 municípios que cultivam o grão.

 

Já o milho, que é plantado na mesma área onde é cultivada a soja, tem cerca de 90% da área prevista para a segunda safra plantada, o que corresponde a 1,44 milhão de hectares do total de 1,6 milhão estimados para MS. Devido a fatores climáticos, em todas as regiões do Estado o cronograma de plantio está atrasado em média 20 dias na comparação com o ciclo anterior.
 
Ainda não é possível falar em redução de área, mas de acordo com o departamento técnico da Aprosoja/MS, aproximadamente 30% da área total prevista para esta safra será plantada fora do zoneamento, que encerrou dia 10 de março. Na região Sul do Estado, praticamente todos os municípios estão prestes a finalizar a semeadura. Já no Norte, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Chapadão do Sul ultrapassaram 90% da área prevista para o grão. A expectativa da entidade é que a produção de milho atinja 7,5 milhões de toneladas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS