Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025


Rural Terça-feira, 15 de Julho de 2008, 14:25 - A | A

Terça-feira, 15 de Julho de 2008, 14h:25 - A | A

“Sanidade Sem Fronteiras” vacina 23 mil animais e é apresentado no Paraguai

Da Redação - (DA)

Os representantes da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/MS) apresentarão o projeto “Sanidade Sem Fronteiras” a produtores paraguaios, nos dias 14 e 15 de julho. A missão técnica, liderada pelo presidente das instituições, Ademar Silva Junior, deve trocar informações sobre sanidade animal e oportunidades de negócios no setor pecuário.


“A nossa preocupação está justamente em sanar de vez o problema e garantir a certificação do Estado de Área Livre de Aftosa com Vacinação. Projetos que deram certo, como o Sanidade sem Fronteira, serão repassados aos outros países que fazem fronteira com o Estado para garantir a sanidade não só no Estado, mas como também no resto do País”, afirmou o presidente.

O “Sanidade Sem Fronteiras” conscientiza criadores quanto à importância da vacinação e os cuidados que devem ter com a sanidade dos animais. O programa atinge as famílias dos assentados e índios, com propostas que também conscientizam esses pequenos produtores ao trato com os animais. O projeto teve início em 2007, depois que cinco cidades de MS foram atingidas, direta ou indiretamente, pela febre aftosa.

Desde então, mais de 23 mil animais foram vacinados contra aftosa, e outras doenças, nas cidades de Mundo Novo, Eldorado, Japorã, Itaquiraí e Iguatemi. Parte do rebanho também recebeu brincos de rastreabilidade.

Agenda do grupo

As reuniões entre representantes do setor pecuário brasileiro e paraguaio acontecem durante a XXVII Expoferia Internacional de Ganaderia, Industria, Agricultura, Comercio y Servicio, em Assunção.

Nesta segunda-feira, às 9 horas, o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (SECNASA) apresentou a certificação sanitária do país outorgada pela OIE. Em seguida, o grupo brasileiro fez considerações sobre a Zona de Alta Vigilância (ZAV) e a apresentação do projeto “Sanidade Sem Fronteiras”.

Na terça-feira, 15, a XII Rodada de Negócios começa às 10 horas, logo após o encontro do grupo com integrantes da Associação Rural Paraguaia.

Sanidade Sem Fronteiras

O projeto “Sanidade Sem Fronteiras” faz parte do programa “Sanidade Animal”, desenvolvido pela FAMASUL e SENAR-AR/MS, que inclui ainda o “Projeto Registrar”, no qual os criadores são orientados a anotar todas as informações das propriedades rurais, como compra e venda de gado e número de animais vacinados. (Com informções Sato Comunicações)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS