Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Rural Quarta-feira, 14 de Maio de 2008, 11:00 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2008, 11h:00 - A | A

Seminário busca unificar ações da agricultura familiar

Corumbá On Line

O 1º Seminário Sobre Agricultura Familiar da Embrapa Pantanal, Prefeitura de Corumbá e Agraer foi realizado nesta segunda-feira, dia 12 de maio, e serviu para iniciar o diálogo rumo à otimização das ações dessas instituições relacionadas à agricultura familiar desenvolvida no município, envolvendo principalmente os assentamentos rurais da região. O evento aconteceu na Embrapa Pantanal durante todo o dia.

Thierry Ribeiro Tomich, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, disse que o objetivo foi apresentar vários projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos junto ao público da agricultura familiar de Corumbá. “Foi o início de uma discussão para tentar montar uma agenda conjunta de planejamento e de trabalho para serem evitados esforços duplicados”, afirmou.

Segundo ele, algumas ações coordenadas pelas três instituições – Embrapa Pantanal, prefeitura e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) – têm bastante aderência e é possível uma atuação conjunta. Outras atividades são mais específicas de cada órgão, mas também é possível planejar uma colaboração.

Thierry disse ainda que no seminário ficou clara a necessidade de se formatar um mecanismo eficiente para que os resultados da pesquisa cheguem à extensão, levando tecnologias e benefícios aos assentados de forma continuada, mesmo após a finalização das ações de pesquisa.

O pesquisador Alberto Feiden, um dos idealizadores do seminário, ficou satisfeito com os resultados. “Foi um primeiro passo, uma boa primeira conversa que precisa ser aprofundada”, disse.

Segundo ele, a idéia de reunir instituições que atuam com agricultura familiar em Corumbá surgiu há mais de um ano. No fim de 2007 aconteceu uma reunião entre a chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pantanal e o coordenador regional da Agraer, Luiz Hypolito Dias.

Novos contatos foram realizados e o seminário se concretizou. Alberto Feiden defende a criação de uma agenda comum, que some esforços nas ações onde haja sobreposição ou interação.

É o caso das ações voltadas à pecuária de leite. A prefeitura mantém o programa Pantaleite, a Agraer também atua com os produtores com o programa Balde Cheio e a Embrapa Pantanal desenvolve o projeto de secadores solares para a produção de feno (suplemento alimentar para ser fornecido ao gado durante o período de seca).

Pesquisas sobre sanidade animal desenvolvidas pela Unidade também podem ser aproveitadas pelos programas da prefeitura e da Agraer. “Vamos tentar somar esforços, criar uma sinergia”, disse o pesquisador. Com essa atuação conjunta, todas as atividades desenvolvidas nos assentamentos serão otimizadas e devem apresentar resultados mais rápidos e efetivos.

Participaram do seminário o secretário executivo de Desenvolvimento Agropecuário de Corumbá, Marco Antônio Barros, os representantes da Agraer Luiz Hypolito, José Ubirajara Coelho Júnior (coordenador local), Juraci Aparecido Alves, Vânia de Oliveira Sabatel, Rolando Parada e Olcy Guilherme Pompeu Sanches, além de diversos pesquisadores da Embrapa Pantanal.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS