A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, faz palestra sobre as perspectivas para a agropecuária brasileira, nesta terça-feira (01/11), na Columbia University, um dos mais renomados centros de ensino do mundo, em Nova York.
A senadora, juntamente com uma comitiva da CNA, está visitando os Estados Unidos essa semana para começar a construir uma agenda agropecuária comum entre os dois maiores produtores de alimentos do mundo.
“Até o ano de 2050, o mundo terá de aumentar a produção agropecuária em mais de 70% para atender a toda a sua população.
Tanto o Brasil, quanto os Estados Unidos têm condições de aumentar a produção em um primeiro momento simplesmente investindo em tecnologia”, explicou Kátia Abreu.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e do Conselho deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel, faz parte da comitiva na viagem aos EUA.
Fundada em 1754, a Columbia University é a mais antiga instituição de ensino superior da cidade de Nova York e a quinta mais tradicional dos Estados Unidos.
A palestra da senadora Kátia Abreu é organizada pelo Institute of Latin American Studies (ILAS) e pelo Center for Brazilian Studies, ambos da Columbia University, cujos trabalhos são direcionados à pesquisa, ensino e debates sobre assuntos relacionados à América Latina.
Já participaram desses debates Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, e o embaixador Antonio Patriota, atual Ministro das Relações Exteriores, além de outras autoridades brasileiras.
A agenda da presidente da CNA na Columbia University faz parte de uma extensa lista de compromissos marcados para esta semana nos Estados Unidos.
Também estão previstos contatos na Georgetown University e palestras sobre o potencial de crescimento e oportunidades de investimento no setor agropecuário no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) do Banco Mundial.
Ainda estão agendados encontros com fóruns de investidores interessados nas oportunidades do agribusiness brasileiro, como o Brazilian American Chamber of Commerce e o Brazil-U.S. Business Council (BIC).
Durante os compromissos desta semana, a senadora Kátia Abreu apresentará dados que comprovam o crescimento de 247,13% da produção agrícola brasileira nos últimos 35 anos e a manutenção de 61% do território nacional de 851 milhões de hectares preservado com florestas originais nativas.
“Esses dados garantem ao Brasil uma condição diferenciada na preservação ambiental. Mostraremos que o País tem a maior, melhor e a mais sustentável produção agrícola do planeta”, afirmou a presidente da CNA.
(Com informações da Famasul)