O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS – Sistema Famasul) realização uma ação intensa de qualificações no município de Terenos, em 2013. O Senar levou à região cursos de Formação Profissional Rural, Promoção Social, Programas Especiais e ainda o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O resultado foi a capacitação de 804 alunos de dez assentamentos da zona rural do município.
O evento teve a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, do Superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, secretária Estadual de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão, prefeita de Terenos, Carla Diniz e demais autoridades políticas estaduais.
A qualificação em larga escala é inédita na região. O presidente da Famasul, Eduardo Riedel ressaltou que mudanças são possíveis, desde que haja disposição. “O Senar é parceiro de cada produtor que tem vontade de melhorar de vida e dedica-se a capacitar pessoas na área que elas queiram e precisam". O dirigente reforçou que a qualificação é pilar do desenvolvimento. “Aprendi que a maior alegria é proporcionar conhecimento às pessoas, como estamos fazendo hoje. Peço a vocês que acreditem no Brasil, acreditem na roça, acreditem no trabalho. O homem do campo ficou por muito tempo afastado do desenvolvimento, mas chegou a nossa vez", enfatizou Riedel.
Além dos 804 Terenos, 145 pessoas de Água Clara receberam certificados esta semana. No próximo dia 12, o Senar/MS vai entregar certificados a alunos de Corumbá.