Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Rural Terça-feira, 14 de Julho de 2009, 08:55 - A | A

Terça-feira, 14 de Julho de 2009, 08h:55 - A | A

Seprotur destaca o dia do algodão dos chapadões 2009

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O pioneirismo e a união dos produtores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás em prol da Unifibra (Algodão dos Chapadões), é destacado pela Secretaria de Produção e do Turismo (Seprotur) durante o evento em Chapadão do Céu (GO). O Dia do Algodão dos Chapadões 2009, que marcou o início da colheita do algodão na região que envolve os três estados – com área de 400 mil hectares – ocorreu no último dia 10, no município vizinho de Chapadão do Sul (MS). 

Para o superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Chaves, - que na oportunidade representou o governador André Puccinelli e a secretária Tereza Cristina Correa da Costa Dias - os produtores desta região estão transformando o algodão dos chapadões em referência de excelência ao país.

“Tanto na produção, quanto na qualidade”, enfatizou.

Chaves também agradeceu aos mais de quatrocentos produtores presentes pelas inovações técnicas que foram implementadas por eles no setor. Ele lembrou que o pioneirismo destes brasileiros na adoção de novas tecnologias, como no caso do algodão adensado - que foi amplamente discutido durante o dia, em quatro tendas temáticas  é prova de que não há desenvolvimento sem conhecimento.

O evento promovido pela Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão) e Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão), reunião secretários de Estado de Goiás, representantes políticos do Mato Grosso do Sul, Famasul, Conab, e demais lideranças regionais.

Segundo o presidente da associação Brasileira dos produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Rodrigues da Cunha, o evento é inédito no País. Ele lembrou que pela primeira vez produtores de dois estados realizam um dia de campo juntos. “Isto evidencia o grau de desenvolvimento e profissionalismo do setor nesta região, afinal, aqui, todos já entenderam que o nosso verdadeiro concorrente está lá fora, nos países que subsidiam a produção do algodão”, conclui.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS