O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS – Sistema Famasul) oferecerá gratuitamente um curso de Armazenamento de Grãos, em Sidrolândia. A primeira turma composta por 10 profissionais do campo inicia as atividades nesta terça-feira (20), no município de Sidrolândia, em parceria com o Sindicato Rural do município.
Para o presidente eleito da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, além da qualidade e administração, o curso poderá contribuir para a segurança nos armazéns. “Mensalmente acompanhamos no País notícias sobre acidentes em armazéns com consequências fatais. O Sistema Famasul passa a atuar neste setor com orientações técnicas para extinguir os riscos de acidentes no Estado e oferecer informações que contribuam com o processo de gestão dos produtores e cooperativas”, afirmou Dalpasquale.
Com a produção anual estimada em 14 mil toneladas de grãos, Mato Grosso do Sul conta com o escoamento acelerado da produção, para evitar déficit no estoque. “Garantir eficiência no armazenamento, qualidade dos grãos e administrar os estoques para que as commodities cheguem aos compradores em tempo hábil, serão alguns dos benefícios do curso para a produção sul-mato-grossense”, destaca o presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Mauricio Saito.
O curso terá duração de três dias com conteúdos voltados para o desenvolvimento, o gerenciamento das unidades armazenadoras, fluxograma, secagem, beneficiamento, armazenagem, manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos e segurança dos operadores.
As exigências do Senar/MS são de que os participantes tenham idade mínima de 18 anos, saibam ler e escrever. E para se inscreverem é preciso entrar em contato com o Sindicato Rural de Sidrolândia.