Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025


Rural Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014, 07:09 - A | A

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014, 07h:09 - A | A

Sojicultor deve cadastrar área de plantio da safra 2014/15

Fernando Hassessian - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Produtores de soja de Mato Grosso do Sul deverão cadastrar as informações referentes ao plantio da safra 2014/15 no Iagro até o dia 10 de dezembro. O cadastro serve para prevenção e controle da ferrugem asiática.

O presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, ressalta que os produtores mais antigos na atividade já conhecem este sistema da Iagro. "Nos últimos dois anos, tivemos um aumento considerável na área de plantio de soja, principalmente em regiões tradicionalmente dedicadas à produção pecuária. Por isso, ainda existem produtores que não conhecem a obrigatoriedade do cadastro”.

A ferrugem asiática é uma doença que limita o rendimento da soja. Para prevenir a ocorrência, foi instituído um período de ausência de plantas vivas nas lavouras de soja, o chamado vazio sanitário. Em MS, esse período compreende entre 15 de junho e 15 de setembro. Na safra passada, dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mostram que foram registrados 31 casos em MS, sendo 21 ocorrências em Chapadão do Sul.

Desta forma, o cadastro verifica se o vazio está sendo cumprido no Estado e assim garante que não haja prejuízo no programa de controle da ferrugem asiática. Os dados da área da propriedade, do plantio da safra, das variedades plantadas, devem ser cadastradas no site da instituição (www.iagro.ms.org.br) o produtor que tiver duas ou mais fazendas deve fazer um cadastro para cada propriedade. O atraso no cadastro pode sujeitar o produtor a multas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS