Foi publicada no Diário Oficial da União, esta semana, a resolução n° 18 da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) que aprova a consulta prévia da empresa CRPE Holding S.A. para a instalação de uma fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, município de Mato Grosso do Sul.
Serão destinados R$ 731,5 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste para o projeto que prevê um total de 8 bilhões de reais em investimentos nos próximos anos.
A primeira fase da obra deve consumir R$ 1,3 bilhão e já está gerando especulações na cidade. "Ribas do Rio Pardo já teve o maior maciço florestal do Mato Grosso do Sul na década de 70. Hoje os plantios de eucalipto avançam em ritmo acelerado", ressaltou o prefeito José Domingues Ramos, conhecido como Zé Cabelo.
Com pouco mais de 20 mil habitantes, Ribas do Rio Pardo é um dos maiores municípios em extensão territorial do país com uma área aproximada de 1,7 milhão de hectares.
Localizada no eixo entre a capital do Estado, Campo Grande e Três Lagoas, onde estão instaladas Fibria, Eldorado Brasil e International Paper, a cidade foi escolhida pelo empresário Mário Celso Lopes para seu próximo desafio.
À frente do mais novo projeto de celulose do Brasil, a CRPE Holding foi constituída em 24 de maio deste ano a partir da cisão da MCL Participações S.A. Seus primeiros diretores são Vicente Conte Neto, da BlackWood e Ladimir Enore Pellizzaro.