A Fazenda Cambará, propriedade vizinha à Fazenda Buriti também foi invadida na madrugada desta quinta-feira (16), em Sidrolândia.
De acordo com o proprietário, Vanth Vanni Filho, cerca de 80 indígenas ocupam a fazenda de 1.200 hectares. Na sede da fazenda estão nove funcionários, e mais três filhos dos trabalhadores da fazenda. “O que sabemos é que eles não estão sitiados e também não houve violência física”, relatou.
O proprietário, que está a caminho da fazenda, disse ainda que os indígenas estão há cerca de 500 metros da sede, nos fundos da propriedade.
Na tarde de ontem, o juiz da 1° Vara Federal de Campo Grande, Ricardo Toniasso, decidiu pela reintegração de posse da Fazenda Buriti, invadida na madrugada de quarta-feira.
“O que está acontecendo em Sidrolândia é mais um episódio de uma condição que se mostra insustentável. Viemos denunciando e alertando sobre a violência crescente e estamos temerosos em relação ao que possa acontecer daqui pra frente”, lamenta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel.