Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024


Rural Sexta-feira, 25 de Julho de 2008, 14:27 - A | A

Sexta-feira, 25 de Julho de 2008, 14h:27 - A | A

Usina é bom negócio na fronteira, segundo estudo

Da Redação - (DA)

Em 2017, 40 dos 125 bilhões de litros de etanol produzidos no mundo serão brasileiros, crescimento de 135% em 10 anos, segundo estimativa de instituições internacionais. Para atender à demanda, os quatro milhões de hectares de cana-de-açúcar plantados devem crescer, e, ainda, assegurar ao País o primeiro lugar na produção e exportação de açúcar. Em Mato Grosso do Sul, a produção de cana-de-açúcar deve aumentar 39,52% na safra 2008, totalizando 22 mil e cem hectares, segundo o IBGE.

O Estado tem 72 empresas de cultivo da planta, a maioria em Campo Grande, e nenhuma na região Sul Fronteira. Esta é a região que apresenta maiores oportunidades de negócios no setor, segundo estudo inédito encomendado pelo Sebrae/MS, que identificou oportunidades de negócios em todo o Estado. O resu ltado pode ser conferido no livro “Grandes Oportunidades para Pequenos Negócios em Mato Grosso do Sul”.

Nove cidades integram a região Sul Fronteira, entre elas, Ponta Porã e Sete Quedas. Juntas, têm um Produto Interno Bruto (PIB) que ultrapassa os R$ 990 milhões, e 7,68% da população de MS.

Para classificar a região como propícia às usinas de cana-de-açúcar, o estudo considerou o número de empresas no mercado, e se o investimento necessário está ao alcance de pequenas empresas. De acordo com o levantamento, a implantação de pólos de açúcar e álcool dá um novo impulso à industrialização e aos pequenos negócios, que podem se beneficiar ao atender à demanda das grandes.

Canasul
O setor sucroalcooleiro estará em discussão nos dias 22 e 23 de agosto no 2º Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul – Canasul 2008, promovido pela Comissão Técnica de Cana-de-açúcar da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Federação das Indústrias de MS (Fiems) e G! overno d o Estado, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O evento, que conta com o apoio do Sebrae/MS, do Banco do Brasil e da Sew Eurodrive, deve reunir empresários, produtores rurais, investidores, profissionais da área técnica, consultores e universitários interessados em ampliar os conhecimentos sobre o mercado da cana-de-açúcar e conhecer oportunidades de negócios na área. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS