A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e Agetran (Agencia Municipal de Transporte e Transito) promovem hoje, terça-feira (26.05), no horário das 07h30min as 11:00 horas, no terminal de transporte coletivo do bairro Nova Bahia uma campanha em combate a tuberculose com o objetivo de identificar pacientes suspeitos de tuberculose.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882. A doença que afeta, principalmente, os pulmões. Rins, órgãos genitais, intestino delgado e ossos também podem ser comprometidos.
Segundo a Gerente Técnica de Controle da Tuberculose e Hanseníase Sueli Aparecida Diório de Almeida a Sesau tem a função de buscar e detectar os casos sintomáticos de tuberculose. “Esse é um trabalho permanente e está disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Prefeitura Municipal de Campo Grande”, disse Sueli acrescentando que as UBS possuem equipe treinada para o atendimento de prevenção à tuberculose.
O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios.
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjôos, vômitos, indisposição e mal estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. (Com informações da Pref. de CG)