Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Saúde Domingo, 06 de Outubro de 2019, 08:24 - A | A

Domingo, 06 de Outubro de 2019, 08h:24 - A | A

Vacina

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda

Primeira fase vai até o dia 25 de outubro em todo o Brasil

Laryssa Maier
Capital News

Nesta segunda-feria (7) inicia a Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo, o foco são crianças de 6 meses a 4 anos e adultos de 20 a 29 anos. Governos estaduais, distrital e municipais, Ministério da Saúde então em parceira para cumprir com o objetivo. 

 

A primeira fase vai até o dia 25 de outubro, a segunda etapa de 18 a 30 de novembro e terá como foco a população com idade entre 20 e 29 anos. 

 

No total, a campanha dispõe de um investimento de R$ 19 milhões para as ações de comunicação, que constituem o Movimento Vacina Brasil. Entre os objetivos, está o combate às fake news (notícias falsas), que disseminam inverdades sobre os efeitos das vacinas e que são, segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, um fenômeno "global", não ficando restrito ao Brasil.

 

”Nós sabemos que as crianças de 6 meses a 1 ano de idade são as que respondem clinicamente pior ao sarampo. Acabam desenvolvendo um quadro de pneumonia muito grave, e os óbitos acabam tendo uma prevalência maior nessa faixa etária. Então, o clássico é vacinar aos 12 meses e aos 15 meses. Quem fez isso com seus filhos abaixo de 5 anos fez o correto, a criança está coberta e não há necessidade de aplicar mais uma dose. Aqueles que só deram uma dose aos 12 meses e não deram a segunda devem ir agora para fazer a segunda dose, porque uma dose só não dá sistema imunológico competente para enfrentar um surto de sarampo", afirmou o ministro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS