Este sábado é o dia da Mobilização Nacional Contra a Paralisia Infantil (a poliomielite). Em Campo Grande, a meta é imunizar pelo menos 60 mil crianças com idade entre zero e cinco anos.
Além do evento oficial de abertura da campanha na Capital, que foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Jardim Aeroporto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 60 outros postos de saúde estão aptos a aplicar, gratuitamente, a vacina.
Além disso, no dia 20, outros locais de imunização serão instalados nos principais hipermercados da Capital.
O famoso personagem Zé Gotinha deverá percorrer os principais postos de saúde da Capital.
Nos Terminais
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), conforme assessoria de imprensa da Prefeitura, também entra na campanha contra a pólio com postos de vacinação, no sábado, 20, em cinco terminais de transporte coletivo da Capital. Os terminais envolvidos são os seguintes: Aero Rancho, General Osório, Guaicurus, Morenão e Júlio de Castilho. A vacinação nestes locais acontece entre 7h e 17h.
A poliomielite
Conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus e é caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito.
Essa doença compromete em geral os membros inferiores (pernas), de forma assimétrica (diferente), e se caracteriza por flacidez muscular (perda do tônus, da capacidade, muscular), com preservação da sensibilidade e ausência de reflexos na parte do corpo atingida pela doença.
Os primeiros sintomas da contaminação pelo vírus da pólio podem aparecer de 10 dias a 12 dias após o contágio. O quadro clínico inclui febre e alterações gastrointestinais, como diarréia. Nos casos mais graves pode aparecer rigidez de nuca, reflexos tendíneos inicialmente hiperativos (os nervos parecem estar “saltando” a todo momento) e que posteriormente são abolidos, somem (quando a doença causa a paralisia).
O famoso personagem Zé Gotinha deverá percorrer os principais postos de saúde da Capital.