Sábado, 20 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 28 de Julho de 2020, 07:43 - A | A

Terça-feira, 28 de Julho de 2020, 07h:43 - A | A

SAÚDE

Como a população de Dourados pode cuidar da saúde dentro de casa

Da Redação

A pandemia da Covid-19 aumentou consideravelmente a importância de cuidar da saúde no dia-a-dia, dentro de casa, evitando que tenhamos a necessidade de ir até um hospital, já que isso representa um grande risco de contaminação pelo coronavírus.


Várias doenças e complicações podem ser prevenidas de formas simples, apenas incorporando alguns hábitos em nossa rotina. Veja como cuidar da saúde sem sair de casa:


Monitore seu corpo
Monitorar o próprio corpo é muito importante para perceber alterações e antecipar quadros perigosos. Existem diversas maneiras de fazer isso. O medidor de pressão, por exemplo, é fundamental para os que já sofrem de problemas cardíacos, permitindo um maior controle da alimentação e diminuindo riscos.


Outras formas de monitoramento cresceram na pandemia: o oxímetro, que mede o nível de oxigenação do sangue e pode antecipar complicações respiratórios é um deles. Para quem quer analisar a forma física, a dica é a balança de bioimpedância, que informa o percentual de gordura, o peso, o índice de massa corporal, a densidade óssea, a idade metabólica, entre outros dados.


Evite o sedentarismo
O isolamento social é um convite ao sedentarismo. Se você está passando o dia todo sentado, seja trabalhando, estudando ou assistindo algo, é preciso mudar isso imediatamente. Comece a praticar exercícios em casa, em um ambiente tranquilo. Meia hora diária de atividades já colabora demais para a saúde. Se você nem faz ideia de por onde começar, busque sites e aplicativos que ajudam nos treinamentos para iniciantes.


Cuidado com a higienização
O coronavírus ligou o alerta para a higiene. Mas, várias outras doenças podem aparecer se você não tomar cuidado com a higienização de sua casa. Alguns objetos, como tapetes, sofás, colchões, geladeiras e pias são muito propícios para a acumulação de germes e podem trazer muitos problemas. Então, lembre-se de desinfetar sua casa e seus pertences com frequência.


Não descuide com a alimentação
É difícil manter a alimentação boa em meio a todo o estresse causado na pandemia, já que muitas vezes descontamos nas comidas. Então, a única maneira de evitar esses exageros é não comprando as comidas perigosas. Aproveite e mude os seus hábitos de compra: procure produtores locais de alimentos frescos, pois muitos estão realizando entregas na pandemia e precisam da ajuda da população para sobreviver.


A saúde mental em dia facilita os bons hábitos
A maioria das dicas que citamos inclui a criação de uma rotina, seja de limpeza, alimentação ou exercícios. Mas, para conseguir executar tudo isso, é preciso estar com a saúde mental em dia, o que é muito difícil em tempos de Covid-19. A ansiedade, a depressão e o transtorno pós-traumático são comuns na pandemia.


Portanto, separe um tempo para realizar atividades prazerosas e esquecer os problemas do mundo. Tente relaxar, dormir bem e não se pressionar. Em todo o caso, não tenha medo de buscar ajuda profissional, com um psicólogo ou psiquiatra.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS