Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 24 de Novembro de 2007, 09:20 - A | A

Sábado, 24 de Novembro de 2007, 09h:20 - A | A

Empresas aderem à Campanha de Combate à dengue

Da Redação

O Combate à dengue em Campo Grande recebe o apoio de empresas locais que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), organizam atividades para orientar seus funcionários para o combate à doença. Na próxima semana, de 26 a 30 de novembro, mais de 300 trabalhadores da construtora Plaenge em Campo Grande terão uma semana voltada para a conscientização com palestras que pretendem chamar a atenção para as ações preventivas de combate aos focos do mosquito Aedes Aegipty. Já o supermercado Comper, desde a última quinta-feira (22/11), está com os seus funcionários usando um botton alusivo à adesão à campanha de combate à dengue. O supermercado também busca sensibilizar seus clientes com a distribuição de folhetos educativos.

O supermercado Comper aderiu à campanha na semana passada com a participação de 108 funcionários que representam lideranças em palestras que buscam treinar gerentes e chefias para serem multiplicadores das informações que enfatizam a prevenção da doença. A empresa está preparando também um vídeo interativo com depoimentos e que será utilizado durante treinamentos realizados com os funcionários. O supermercado busca, ainda, sensibilizar seus clientes com a distribuição de folhetos educativos. Só na Capital, são 2.200 funcionários que passarão a ser “agentes auxiliares” na luta contra a dengue.

Na construtora Plaenge, de acordo com a técnica de segurança do trabalho, Ilka Bueno a informação é a principal aliada para o combate da doença e os trabalhadores da construção civil serão os multiplicadores das informações entre amigos e familiares. “Tudo que for feito para que haja o conhecimento sobre a doença e as formas de evitar os reservatórios para o mosquito Aedes aegypti será importante”, afirma a técnica lembrando dos afastamentos ao trabalho causados pela doença e dos problemas acarretados pela dengue na saúde do trabalhador. Segundo ela, o enfoque das palestras será principalmente para o cuidado com a limpeza do quintal e para as ações preventivas que contribuem para evitar o depósito de água onde ficam as larvas do mosquito.

De acordo com o coordenador de controle de vetores da Sesau e responsável pelas palestras, Alcides Ferreira, é importante que as pessoas saibam sobre as formas de proliferação do mosquito e fiquem atentas aos sintomas da dengue. O coordenador alerta que a conscientização para o combate dos focos está diretamente relacionada a atitudes que são sinônimos de simples mudanças de hábitos e comportamentos que podem mudar a realidade da doença na cidade. “A palavra-chave é prevenir e, para isso, estamos enfatizando nas palestras e que a responsabilidade de evitar a dengue é de todos, é minha, do meu vizinho, da comunidade inteira. Se meu vizinho tem um reservatório, eu também serei afetado”, exemplifica o coordenador.


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS