Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Saúde Terça-feira, 06 de Novembro de 2007, 17:14 - A | A

Terça-feira, 06 de Novembro de 2007, 17h:14 - A | A

Saúde de Ladário desenvolve calendário de atividades

Capital do Pantanal

Combate a dengue e a AIDS, conscientização quanto a diabetes, caça ao caramujo africano e capacitação de servidores. Essas são algumas atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Ladário. Segundo a titular da pasta, Rosimarie Dias Fernandes da Silva, até o mês de dezembro muito trabalho está programado.

No final do mês passado com o objetivo de combater a dengue e a proliferação do mosquito Aedes Aegypt as escolas da REME(Rede Municipal de Ensino) movimentou alunos em uma gincana onde ganhava quem conseguisse juntar mais material como plásticos, pneus e reservatórios próprios para a procriação do transmissor da doença.

O trabalho “em tom de brincadeira” contabilizou 495 quilos de lixo, sendo que a Escola Marques de Tamandaré foi a vencedora da gincana ganhando uma mesa de ping-pong que já está sendo usada pelos alunos. No dia 24, Dia D de combate a Dengue, serão desenvolvidas ações no Coreto da praça, feiras livres e residências onde as equipes de agentes de endemias farão o trabalho de conscientização e identificação e erradicação de focos da doença. No Dia 14 de novembro, Dia Mundial de combate ao Diabetes às 13 horas na sede da AAPIL haverá um ciclo de palestras, enfermeiros, dosagem glicemica, atividades e sorteio de kits. De 19 a 23, no PSF João Fernandes as equipes de saúde da família e agentes comunitários passarão por capacitação com profissionais da secretaria estadual de saúde.

De 25 a 30, profissionais da secretaria de saúde participarão ainda de curso introdutório de estratégias de saúde da família, enquanto do dia 26 ao dia 29, 95 funcionários da saúde passarão pelo curso de qualidade no atendimento no auditório do Sesi. Já no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, serão desenvolvidas campanhas com distribuição de camisinhas, palestras mobilização popular. Do dia 3 ao dia 7 volta para a pauta da secretaria o assunto dengue. Um mutirão de combate à doença será desenvolvido nos bairros com agentes comunitários e de endemias fazendo um arrastão. Já no dia 15, Dia C de combate ao caramujo africano, uma gincana de cata ao caramujo será realizada. Tradicional no município a atividades vai movimentar principalmente as crianças e jovens. Luvas e sacos plásticos serão distribuídos gratuitamente para quem quiser participar. O material deve ser buscado na vigilância sanitária e a participação é individual

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS