Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Saúde Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 13:37 - A | A

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 13h:37 - A | A

Cronograma

Sesau altera cronograma de vacinação da BCG

Sete unidades vão disponibilizar as doses em dias alternados

Flavia Andrade
Capital News

 

 

O Cronograma de Vacinação da BCG foi alterado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a vacina protege contra a tuberculose. A Divisão de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde selecionou as unidades que ofertam a vacina a partir da próxima segunda-feira (05), sete unidades vão disponibilizar as doses, em dias alternados.

 

O objetivo é aperfeiçoar o uso racional da vacina que tem prazo de validade de 6 horas após a utilização da primeira dose do frasco. Considerando o sistema imunobiológico, que protege as crianças contra o bacilo da tuberculose logo ao nascer, a meta é vacinar 100% dos recém-nascidos.

 

Assim sendo, a dose é ofertada nas maternidades e nos hospitais onde ocorrem os partos, possibilitando que a criança seja vacinada logo nas primeiras horas de vida. Entretanto, isto não impede que as unidades básicas (UBS/UBSF) da Secretaria de Saúde (Sesau)  ofereçam as doses para atender as crianças que por qualquer motivo não tenham recebido a dose no local de nascimento.

 

Segundo a Sesau, o cronograma que contempla as sete unidades foi estabelecido em razão do envio reduzido de doses disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que espera solucionar os entraves técnicos nos lotes da vacina do laboratório Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) que aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

 

Para a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Veruska Lahdo, a “expectativa é ampliar o Cronograma assim que o Ministério regularizar o fornecimento das doses, o que deve acontecer em breve”.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS