Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Saúde Terça-feira, 20 de Novembro de 2007, 18:42 - A | A

Terça-feira, 20 de Novembro de 2007, 18h:42 - A | A

Vítimas de enxaquecas apresentam diferenças no cérebro

Globo online

As pessoas que sofrem de enxaqueca têm diferenças estruturais em seus cérebros, notavelmente na área do córtex que processa a dor e outras informações sensoriais vindas do corpo, disseram cientistas na segunda-feira. Os pesquisadores, cujas descobertas foram publicadas na revista Neurology, afirmaram que não está claro se essas diferenças no cérebro realmente causam enxaquecas ou se são causadas por fortes e recorrentes dores de cabeça.

Os cientistas fizeram pesquisas cerebrais em 24 pessoas com longo histórico de enxaqueca frequente -cerca de quatro por mês há 20 anos - e 12 pessoas que não tinham enxaqueca. O córtex somatosensor -área do cérebro que detecta sensações como dor, tato e temperatura em várias partes do corpo - era 21% mais espesso nas pessoas que tinham enxaquecas do que nas que não exibiam o problema.

A maior diferença foi na parte do córtex responsável pelo processo de perceber informações vindas da cabeça e do rosto, disse em entrevista por telefone a doutora Nouchine Hadjikhani, do hospital geral de Massachusetts. Hadjikhani afirmou que o estudo ilustrava a seriedade da enxaqueca.

- Tem de ser levado a sério porque pode induzir a mudanças no seu cérebro - disse ela.

Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça normalmente acompanhada por náusea, vômito e sensibilidade maior à luz e ao som. As mulheres são três vezes mais propensas do que os homens a ter esse tipo de dor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS