Serviços de Inteligência da PM (Polícia Militar) e da Polícia Civil acreditam que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, pode ter dado a ordem dos ataques promovidos no fim de semana a favelas no Rio de Janeiro.
Fernandinho Beira-Mar teria dado ordem de dentro no presídio Federal de Campo Grande, onde encontra-se detido. Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, recluso em Catanduvas (PR), também é apontado como mandantes da ação.
Marcinho VP teria o idealizado o ataque para retomar o controle da venda de drogas na favela. O plano teria sido apoiado por Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
Com a tomada das bocas-de-fumo do Morro dos Macacos, ficariam sob o comando da facção os morros do Sampaio, Quieto, Matriz e São João, situados na mesma região e com acessos fáceis a vários pontos da cidade devido à proximidade com a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o Túnel Rebouças e a Linha Amarela.
O diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Sales Damásio, afirmou achar impossível que isso tenha acontecido. De acordo com ele, todos os encontros dos presos com os advogados são monitorados no parlatório.
Os ataques deixaram 12 pessoas mortas. Um helicóptero da PM (Polícia Militar) foi derrubado pelos bandidos.
(Com informações do O Globo e Extra Online)
Por Reginaldo Rizzo - (www.capitalnews.com.br)