Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Economia Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 18:50 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 18h:50 - A | A

Mesmo com crise, empreendedores buscam auxílio do Sebrae/MS

Da redação (LM)

Logo no primeiro dia de funcionamento do Sebrae/MS em 2009, 40 empreendedores procuraram a instituição em busca de informações para abrir um negócio. “As solicitações que chegaram ao balcão foram sobre orientações para abertura de novas empresas. No início do ano, há um aumento de quase 50% neste tipo de atendimento”, comenta o técnico Júlio César da Silva, do Sebrae/MS.

Entre os que pretendem abrir um negócio este ano, está Neto Gasparetto. “A crise mundial cria uma certa tensão, mas não inibe”, confessa. Para ele, abrir esta empresa é um sonho que vai se realizar. “Já tive outros negócios, mas desta vez estou seguindo todos os passos aconselhados. Antes, eu era um empreendedor indisciplinado”, revela Gasparetto.

Os passos que Gasparetto está seguindo são os indicados pelo projeto Nascer Bem, idealizado pelo Sebrae/MS. O programa inclui palestras, treinamentos e aconselhamentos individuais, além do monitoramento do negócio depois de constituído formalmente. “O objetivo é fortalecer estes pequenos empreendimentos e aumentar os casos de sucesso e a consequente sobrevida da empresa”, explica a gestora do Nascer Bem, Lucielle de Lima.

Durante o primeiro contato, no atendimento personalizado, o empreendedor é confrontado com algumas questões importantes para o desenvolvimento de sua ideia, como, por exemplo, se o negócio escolhido exerce um real interesse ou se apresenta apenas como uma oportunidade. “Um dos pontos que contribui para o sucesso é o gosto e o entendimento que o proprietário tem pelo tema. Quando há desconhecimento, os obstáculos que surgem acabam desestimulando o progresso”, conclui Júlio César.

Mesmo com o fantasma da crise, não houve, segundo o técnico, muitos questionamentos sobre o assunto. “Poucos se mostraram preocupados, a maioria nem abordou o assunto durante o atendimento”, conta. O balcão do Sebrae está disponível para atender gratuitamente a população de segunda a sexta, no horário comercial. A programação de 2009 para cursos e treinamentos também já está no site –www.ms.sebrae.com.br. (Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS