Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025


Economia Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2009, 07:14 - A | A

Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2009, 07h:14 - A | A

Estado dá sinais de recuperação econômica

Da Redação (LM)

O governador André Puccinelli diz que a economia de Mato Grosso do Sul demonstra sinais de recuperação e que o pior momento da crise financeira no Estado já foi ultrapassado. O governador se encontrou na tarde de ontem com o prefeito de Maracajú, Celso vargas, quando deu essa declaração.

Segundo André, os sinais da crise enfraqueceram, de acordo com dados econômicos relativos ao mês de janeiro. “Já saímos do fundo do poço. Ainda não totalmente, mas os dados demonstram que houve um pequeno aquecimento”, declarou o governador.

Entre os sinais citados por André está o fluxo de cargas. O tráfego de caminhões que entram e saem de Mato Grosso do Sul, que em dezembro chegou ao baixo índice de 16 mil, alcançou em janeiro um total de 18 mil veículos de carga. Em situação normal, o tráfego de cargas em dezembro estimula a entrada e a saída de 26 mil caminhões.

“Os estoques diminuíram, mas o volume de vendas foi mantido. É preciso elevar novamente os estoques. Isso só prova que a crise em Mato Grosso do Sul possui mais força psicológica do que propriamente financeira. Além disso, ela é alimentada pela especulação. É preciso que os setores da economia mantenham o foco para que o padrão de produção volte ao normal”, garantiu o governador.

Para Puccinelli, a prova de que o pior da crise já passou será revelada no início de maio, quando serão divulgados os números relativos à arrecadação e produção no Estado. Um dos parâmetros, o tráfego de caminhões, já possui um piso: para provar que a economia saiu do atoleiro, o governo espera que mais de 19 mil veículos de carga cruzem as rodovias de Mato Grosso do Sul em fevereiro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS