Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Economia Terça-feira, 20 de Outubro de 2009, 14:05 - A | A

Terça-feira, 20 de Outubro de 2009, 14h:05 - A | A

Empréstimo do Bird deve vir em julho de 2010

Marcelo Eduardo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O empréstimo de US$ 300 milhões solicitado pelo governador André Puccinelli (PMDB) junto ao Bird ((Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) deve ser disponibilizado ao Estado em julho de 2010. A informação foi repassada na manhã desta terça-feira, 19, pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Youssif Domingos (PMDB).

“O governador tem consciência de que este recurso não chega este ano, mas no final do segundo semestre de 2010, ou no começo do segundo”, diz Youssif.
Ainda conforme o parlamentar, espera-se que o Estado tenha crescimento em 2010 de 12%, “mas, isso, vai para 18% com recursos externos e o empréstimo junto ao Bird.”
A demora para a disponibilização dos valores seria por conta da “burocracia”, acredita Youssif. “A aprovação na Assembleia foi apenas um dos requisitos para o projeto de empréstimo ser consolidado. Precisa, agora, passar pelo Senado e depois pela União para que exista essa aprovação”, explica.

Na semana passada, a votação do projeto criou debates intensos. Toda a oposição – composta pela bancada petista (deputados Pedro Teruel, Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Paulo Duarte) – votou contra.

Destinado ao financiamento parcial do PDE-MS (Programa de Transportes e de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Mato Grosso do Sul), o projeto foi sancionado pelo governador em 16 de outubro, mas, como explicou Youssif, depende de mais burocracia.

Há receio, dentro da base governista, de que os valores não possam ser utilizados ainda em 2010, por conta da lei eleitoral, que rege que em determinado período antes do pleito, não possam ser iniciadas novas obras. “Existe esse receio. Se a lei proibir, não vai ser usado. Quem perde, é o povo”, disse Youssif.

Orçamento

Também nesta manhã, André (que visita a China) encaminhou retificação do Plano Plurianual de Administração – que é um pré-orçamento – 2010/2011. A nova documentação passou a ser obrigatória porque passou-se a contar com a criação do Centro de Controle do Tempo e dos Recursos Hídricos e a vinda dos empréstimos.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS