O valor do IPVA ( Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) cobrado em Mato Grosso do Sul ficará 11% mais barato no próximo ano, segundo informou nesta quarta-feira (18), o governador André Puccinelli (PMDB).
Puccinelli explicou que devido à desvalorização dos carros usados e seminovos a tabela já deveria ser modificada para menos 8% no pagamento para o ano que vem – já que os valores são cobrados em consideração ao preço de mercado do veículo.
Os outros 3%, serão ofertados por decreto estadual. “Com a redução do IPI, que impulsionou a compra de carros novos, diminuiu a circulação de carros velhos nas ruas. Isso fez com que o preço deles caísse e o preço do IPVA também fosse menor. A gente estimou em 8%, mas, vou dar mais 3%. A diminuição é para ter menos inadimplência”, disse Puccinelli, durante evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
A inadimplência surgiria do risco de que carros com mais de 15 anos de fabricação são isentos e o receio é de que muitos donos deixassem de pagar quando os veículos estivessem próximo desta data. (Modificado às 12:49 para acréscimo de informações)
Por: Nadia Nadalon-estagiária e Marcelo Eduardo (www.capitalnews.com.br)