O número de empregos formais gerados em novembro no Estado, é o melhor desde 1999, segundo o Observatório Estadual do Trabalho, presiddio por Conrado Pires de Castro. Ao todo, foram criados 2.150 empregos no mês passado. Em outubro, foram 1.447.
Entre os setores da indústria que mais contribuíram para o resultado positivo, o destaque fica para o comércio, que teve um saldo de 913 novos postos de trabalho. A lista segue com a indústria da transformação (632), setor de serviços (467) e a agropecuária (327), além da indústria de alimentos e bebidas, com 373 contratações e o setor de papelão (191).
No setor da construção civil houve salgo negativo de 139 trabalhadores. De acordo com Castro, dos dez maiores municípios do Estado, oito tiveram saldo positivo, mas Campo Grande o índice foi negativo.
Acumulado
De janeiro até novembro, Mato Grosso do Sul gerou 20.481 postos de trabalho, um crescimento apontado pelo Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) de 5,52%. Segundo Castro, o estado está em sétimo lugar no país entre as unidades que mais gera empregos.
Apesar dos números positivos, o saldo ainda é menor que o registrado no mesmo período de 2008, quando já haviam sido criados mais de 24 mil empregos.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)