O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que acredita na previsão do Banco Central para o crescimento da economia próximo dos 5,8%, divulgada hoje no Relatório Trimestral de Inflação. Assim, segundo Bernardo, o país verá um “espetáculo do crescimento em 2010”.
“Todos sabem que o Banco Central é muito mais conservador do que o conjunto do governo. Entretanto, ele tem uma equipe com modelos de simulação e um trabalho muito bem feito. Já vi gente falando até em 6,1% e acho que o Banco Central tem grande chance de acertar.”
Na avaliação do BC, a elevação do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país, será sustentando exclusivamente pelo desempenho da demanda interna. Com o crescimento da economia, o ministro disse que a expectativa para 2010 é de aumento na arrecadação da Receita Federal também, que já bateu recorde em novembro, com a marca de R$ 72,090 bilhões.
“Isso, entretanto, não vai nos dar de forma alguma um cenário folgado, até porque o superavit fiscal no ano que vem tem uma meta maior e o orçamento também”, ressaltou antes de se reunir, no início da tarde, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para relatar as últimas negociações do governo com o Congresso.
Bernardo afirmou também que o governo fará o que for necessário para manter a inflação na meta de 4,5% para 2010, tomando cuidado com a especulação do mercado financeiro. (Agência Brasil)