As vendas no período de festas natalinas aumentaram 11,07% no comércio da Capital, conforme pesquisa divulgada na manhã de segunda-feira, 28 de dezembro. A inadimplência caiu 9,69%.
Foram realizados levantamentos de 1º a 24 de dezembro. Os índices são em relação a igual período de 2008.
Divulgada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), a pesquisa também aponta que nas duas semanas que antecederam ao Natal – de 14 a 24 de dezembro – as vendas no comércio varejista cresceram 18,16% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado está dentro da expectativa inicial da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) para os negócios relacionados ao Natal, segundo assessoria de imprensa da entidade.
Ainda de acordo com a assessoria da ACICG, a disponibilização de crédito foi um dos principais fatores para o acesso ao consumo em 2009, mas outras variáveis contribuíram para o aumento das vendas, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de fogões, máquinas de lavar e geladeira e o dólar baixo.
O resultado final das vendas de período de festas natalinas e de final de ano será divulgado no dia 4 de janeiro pela ACICG.
Redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de fogões, máquinas de lavar e geladeiras ajudaram no aumento das vendas
Foto: Deurico/Capital News
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)