Os sul-matogrossenses mostram que gostam e sabem ajudar. Em menos de 24 horas desde que teve início a campanha de arrecadação de doações para as vítimas da chuva em Santa Catarina, uma tonelada de alimentos e roupas foram doadas à Defesa Civil. A arrecadação teve início ontem e já acumula espaço na sede do órgão, que fica ao lado do Armazém Cultural, na antiga ferroviária, em Campo Grande.
Na praça Ari Coelho um posto de doações foi montado e de hora em hora um veículo da Defesa Civil sai dali em direção à sede abarrotado de alimentos, materiais de limpeza, roupas, sapatos e outros utensílios. “A população tem doado e de ontem pra hoje recebemos mais do que esperávamos”, destacou o coordenador da Defesa Civil municipal, Sebastião Otávio Rayol.
A montanha de doações é tanta que já está sendo cogitada a possibilidade de se utilizar o espaço do Armazém Cultural para se fazer a triagem do material doado. “Aqui não temos espaço para fazer a separação com organização”, afirmou Rayol, que conta com ajuda de oito voluntários para os trabalhos.
Ao todo, 1.225 voluntários estão cadastrados na Defesa Civil de Campo Grande e o coordenador pede para que, os que puderem, se desloquem até a sede para ajudar nos trabalhos. “Não esperamos que todos venham, mas pelo menos 10% desse total”, estima.
Polícia Rodoviária Federa, Correios, Corpo de Bombeiros, supermercados, igrejas, Clubes de Serviço e outras organizações da sociedade civil estão ajudando no recolhimento das doações. “A ajuda tem vindo de todos os lados e esperamos que chegue ao número de 50 toneladas de alimentos arrecadados”, prevê Rayol.
As doações podem ser feitas até o dia 5 de dezembro e no dia 8 um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará tudo que foi doado até Santa Catarina.
Nas cidades do interior, o Corpo de Bombeiros é o local mais indicado para serem feitas as doações que podem ser desde alimentos e roupas, como feijão, arroz, óleo, camisas e agasalhos, a materiais de limpeza como sabonetes, xampus e detergentes.
Para saber mais sobre como doar, entre em conato com os bombeiros pelo 193 ou vá direto a um dos pontos de coleta espalhados pela Capital, na praça Ari Coelho, escolas ou igrejas.
Contatos:
Defesa Civil – 199
Corpo de Bombeiros - 193
Polícia Rodoviária Federal - (67) 3361-9118 ou (67) 3325-3600
A Arquidiocese de Campo Grande - 3317-6952 / 9223-2233
A Aliança Evangélica Brasileira em Mato Grosso do Sul - 3042-1212
Leia também:
Campo-grandense procura irmão desaparecido em SC
Evangélicos arrecadam doações para vítimas da chuva em SC
Defesa Civil arrecada alimentos para enviar a Santa Catarina
Defesa Civil oferece apoio para operações em SC