Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 12 de Junho de 2009, 11:00 - A | A

Sexta-feira, 12 de Junho de 2009, 11h:00 - A | A

Cães são criados em situação degradável na área central da Capital

Alessandro Perin - Redação Capital News

Pelo menos sete cães estão sendo criados em situação degradável há meses no pátio de uma casa situada na área central de Campo Grande. Os comerciantes e moradores que convivem diariamente com a situação reclamam do forte cheiro das fezes dos animais e da displicência do dono do imóvel. Segundo o taxista Dalbergue de Lima, o proprietário dos cães os alimenta uma vez por dia e não costuma limpar o local.

“Temos pena dos coitadinhos dos animais. Eles estão abandonados aqui há pelo menos três anos, vivendo nessa situação com pouca água e comida. Já tentei falar com o proprietário, mas ele é uma pessoa agressiva e disse que não tenho nada haver com isso. Estou preocupado com a minha saúde e a dos animais”, desabafa.

O taxista afirma que várias denúncias foram feitas ao Centro de Controle de Zoonoses, o CCZ, mas até o momento a situação continua a mesma. “Já ligamos para diversos órgãos e até agora ninguém tomou uma atitude Estamos pedindo socorro".

A reportagem do site Capital News entrou em contato com o CCZ e obteve a informação que o dono dos cachorros tem até segunda-feira para retirá-los do local. “Estamos monitorando essa situação há um ano e ela esta no desfecho final. O proprietário dos animais já foi notificado e autuado. Ele tem um prazo até segunda-feira para dar um destino aos animais de acordo com o que é previsto pela legislação”, comenta a bióloga e fiscal sanitária do CCZ, Silvia Barbosa.

De acordo com ela, todo o procedimento administrativo foi feito pelo CCZ e o caso encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat). “Se o proprietário não tomar as medidas exigidas, na segunda-feira o CCZ e a Decat vão até o local para apreender os animais”, finalizou.

O dono dos cães deve ser autuado por maus tratos de animais. Segundo o artigo 32 da lei ambiental, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Clique na imagem para acessar a galeria

Forte cheiro preocupa moradores e vizinhos
Fotos: Deurico/Capital News

 Veja também:

   Proprietário que abandonou cães, tem outra residência que está em estado de proliferação de doenças

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS