O secretário municipal de saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou na tarde desta sexta-feira, 21, a realização do desfile em comemoração aos 110 anos de Campo Grande, na próxima quarta-feira, 26. Recentemente o prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, informou que o evento poderia ser cancelado devido ao risco de contaminação da gripe H1N1, conhecida como gripe suína.
A única restrição anunciada pelo secretário é a não participação de crianças menores de 12 anos no evento. “Essa medida foi adotada para evitar a concentração de crianças desde manhã, já que elas começam a se preparar para o desfile por volta de 6h”, explica Mandetta.
Outra preocupação que motivou essa restrição deve-se ao medo da presença das mães. “A participação das crianças força muito a presença das mães, que ainda podem estar gestantes. Então consequentemente a gente está protegendo também as mães”, afirma o secretário.
Já com relação ao público que deve comparecer a rua 14 de julho, o secretário afirma que cada um deve saber o certo a se fazer. “Nada impede que as crianças e mãe assistam o desfile. Nós não estamos determinando nada. Então fica a regra do bom senso e as pessoas continuam com o livre arbítrio”, conclui.
Aumento
De acordo com Mandetta, desde o primeiro caso de isolamento por suspeita da gripe suína, há 50 dias, a procura nos postos de saúde aumentaram em torno de 55%. Em Mato Grosso do Sul, 26 casos da nova gripe já foram confirmados e 136 foram considerados suspeitos, sendo que deste número 80% foi internado. “Esses números já não é mais parâmetro para nós, porque há seis semanas que não é feito levantamento dos sintomáticos, só no caso dos internados, além do que os resultados demoram em média 15 dias”, explica o secretário.
Por: Reginaldo Rizzo e Marcelo Eduardo - Redação Capital News