Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2009, 15:10 - A | A

Sexta-feira, 09 de Janeiro de 2009, 15h:10 - A | A

MPE quer desarquivar ações contra Zeca do PT

Lucia Morel - Capital News

O Ministério Público Estadual (MPE/MS) entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para buscar o desarquivamento de duas ações contra o ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Os processos foram arquivados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) no ano passado, sob a alegação de que as investigações que resultaram nas provas de peculato contra o ex-governador foram realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que é do MPE e não pela Polícia Civil.

Conforme o procurador-geral da justiça, Miguel Vieira da Silva, independente de qual órgão realizou as investigações, as denúncias foram confirmadas. “Por que é que o Ministério Público, que tem todo um aparato, um estudo e é o titular da ação não pode fazer investigação com ou sem polícia?”, defendeu.

Vieira disse ainda que outras sete ações correm o risco de ir pelo mesmo caminho caso o MPE não consiga decisão favorável no STJ. Para ele, nada passa de um jogo de “vaidades”, já que uma instituição que brilhar mais que a outra.

O ex-governador é acusado de desviar recursos por meio de contratos superfaturados com agências de publicidade, sendo que em nove das 14 agências as denúncias foram confirmadas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS