Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Janeiro de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009, 16:04 - A | A

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009, 16h:04 - A | A

Justiça de SP condena coolombianos e repassa aviões apreendidos para MS

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Após sentença da Justiça Federal de São Paulo, dois aviões turbo-hélices foram confiscados e repassados como patrimônio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. A Justiça paulista também condenou três colombianos por lavagem de dinheiro do narcotráfico. As aeronaves seriam propriedades das ações no tráfico.

A decisão foi tomada na última quinta-feira (17) pelo juiz da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, Fausto De Sanctis. Os réus estão presos desde março, quando foi deflagrada a Operação Aquário, força-tarefa da Polícia Federal e da Procuradoria da República em São Paulo.

Foram condenados os colombianos Jorge Enrique Rincon Ordoñez (onze anos de reclusão), Javier Hernando Mantilla (nove anos e sete meses) e Willian Encizo Suarez (quatro anos e nove meses) e o brasileiro Carlos José Luna dos Santos (sete anos). Na mesma decisão, o juiz absolveu, por falta de provas, três denunciados pelo Ministério Público Federal.

Ordoñez e Mantilla pediram a improcedência da acusação feita pelo Ministério Público, que teria "se baseado em provas obtidas mediantes interceptações telefônicas ilegais", pois os pedidos de prorrogação teriam sido autorizados "por ato da autoridade policial e não da autoridade judicial".

A defesa pediu a "absolvição sumária" dos acusados. O juiz De Sanctis considerou que as interceptações foram feitas por ordem judicial e o Ministério Público não observou irregularidades nos procedimentos da PF. Os réus condenados poderão recorrer da sentença de primeira instância.(Com informações da Folha On Line)

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS